Pesquisar este blog

Pesquisar este blog

29 de set. de 2012



Presença de humanos na Terra é mais antiga do que se imagina



Cada dia surge uma notícia nova, divulgada nas editorias de ciência em alguns sites na internet, porém pouquíssimo na grande mídia. E aí somente alguns afortunados conseguem to
mar conhecimento da informação. Você concorda com isso?

A novidade rolou no Portal Terra, que no dia sete de julho divulgou informação sobre um tesouro em ferramentas de pedras e restos fossilizados de plantas e animais que foram encontrados em Norfolk, Reino Unido. Segundo pesquisadores britânicos, os achados indicam que os primeiros seres humanos chegaram à região há 950 mil anos, vindos da África, e estabeleceram-se na região de Happisburgh, que seria o berço da civilização britânica.

Perceberam a data da descoberta? Há 950 mil anos! Cada vez mais, descobre-se um novo artefato e observa-se que a idade relativa à presença dos humanos na Terra aumenta. Logo estaremos falando em milhões de anos, e falta pouco para isso. Quer apostar?

Mas vamos nos ater aos detalhes da notícia divulgada no portal Terra. Pelas peças encontradas, os arqueólogos afirmam que a população na época não era pequena e sim formada por milhares de indivíduos! Com testas baixas e grossas sobrancelhas, esses seres humanos primitivos caçavam grandes animais como mamutes, veados e alces gigantes, além de praticar a pesca. Pela similaridade com outro homem pré-histórico encontrado na Espanha, que era canibal, os cientistas suspeitam que essa população também tivesse essa característica. Será mesmo? Ou será que eram carnívoros?

E aqui o mais importante de tudo. De acordo com os arqueólogos, os achados, provavelmente, levarão a uma reavaliação dos conhecimentos sobre a adaptação e os recursos dos primeiros seres humanos na região, pois mostram que eles tinham conhecimento e tecnologia para sobreviver em climas mais rigorosos. Veja você! Há quase um milhão de anos os humanos primitivos tinham conhecimento e tecnologia para viverem em seus territórios em períodos de muito frio. Isso quer dizer que eles não eram assim tão primitivos, não é mesmo?

"Os artefatos de pedra são extremamente importantes porque eles não só são muito mais antigos do que outros achados na região, mas estão associados a um único conjunto de dados ambientais, que dá uma imagem clara da vegetação e clima da época. Isso indica que os primeiros seres humanos que viveram no Reino Unido sobreviveram em um clima mais frio do que a região apresenta hoje", afirma o Dr. Nick Ashton, um dos responsáveis pela descoberta, em entrevista ao jornal Daily Mail.

Daqui a pouco não vamos nos espantar quando descobrirem que uma das primeiras raças que habitaram a Terra começou pela região da Amazônia e, pasme! Seriam descendentes de extraterrestres! A Associação Projeto Portal e seus pesquisadores há muito levantaram esta hipótese, que com certeza será confirmada por alguma pesquisa em algum canto do planeta. Quer apostar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário